Imagens Gratuitas

Todas as imagens deste ambiente foram obtidas em sites de imagens gratuitas, em especial no freepik

Manipulação de imagens

Uma vez encontrando uma imagem que se encaixe no que se deseja, o mais eficiente é manipular a partir de softwares gráficos, mas como não sou nem especialista tão pouco exigente ao extremo, para alterar tamanhos, capturo a figura, coloco no powerpoint e ali dentro aumento ou reduzo o tamanho, é onde se tem menor distorção, depois capturo novamente e tenho a figura no tamanho que eu desejo.

WordPress

– Pendrive: é muito interessante a solução de WordPress em pendrive, vc consegue trabalhar em qualquer computador, fazer testes e só depois colocar no ar. Para troca de plugin, template, é a forma segura de experimentar em um ambiente controlado antes de usar o ambiente de produção. Procure por usbwebserver está aparentemente em uma versão antiga, mas que funciona bem até hoje. Dica: instale em sua máquina, provavelmente vc terá que desativar o antivírus, comigo não tive problema. Se precisar de um passo a passo, entre em contato comigo, tenho um pequeno manual que fiz para mim e posso repassar.

– Segurança – é muito importante ver no painel de controle as atualizações dos plugins, template e plataforma wordpress, não perca tempo e mantenha tudo em dia para evitar surpresas. Outras três dicas de segurança: (1) use plugins que controlam spam nos blogs, (2) não crie conta de administração com o login “admin” e (3) crie a estrutura abaixo de um diretório e não na raiz para evitar ataques, ou seja, faça algo assim: www.seusite.com.br/diretorioqq/wp-admin

– SEO – utilize plugins para configurar SEO e aumentar a chance de seu portal ser mapeado pelos mecanismos de busca, é interessante para leigos, tenha paciência e busque configurar todas as páginas.

– Travamento – fez atualização no pendrive? Ótimo, vc vai ter uma ideia do impacto, depois é hora de ir para o ambiente de produção. Neste ponto temos Internet no meio, e algumas atualizações podem levar o wordpress a travar, em especial dois pontos devem ser checados: (1) arquivo .htaccess que pode ficar corrompido, neste caso é fazer FTP ou gerenciador de arquivo e renomear, normalmente o WordPress se recupera a seguir e (2) memória e neste caso vc pode criar um arquivo php.ini, mnele colocar o código memory=64MB e colocar no diretório wp-admin

– Plataforma Windows: vem funcionando bem comigo no meu provedor de hospedagem, embora não seja nativo do windows, não tenho dificuldade e plugins, templates funcionam bem. Os problemas que tenho eu vejo solução em foruns e nunca apareceu nada que fosse proveniente da escolha de Windows.