Todos os movimentos de uma empresa são mais seguros na mesma proporção que se tem conhecimento do que está acontecendo internamente.

O que se armazena inicialmente são os dados, estamos falando de tudo que pode estar relacionado com o “core” da Empresa: produtos, serviços, vendas, estoque, clientes, despesas, prospecções, reclamações, etc.

Toda empresa tem seu “core” business, não apenas as que vendem produtos e serviços, como por exemplo Escola em que o “business” é a parte pedagógica, portanto, notas, faltas, trabalhos, planos de estudo, etc. se tornam dados vitais.

Business Intelligence (BI) é, por definição (base do wikipedia) um conjunto de estratégias, processos, aplicações, dados, produtos, tecnologias que são utilizados para coleta, análise, apresentação e disseminação dos dados do negócio da empresa, suprindo o processo de tomada de decisão com as informações de fato úteis.

Através de BI, dados se transformam em informações, e estas em conhecimento.

São muitos os casos que se pode levantar na Internet, gosto do primeiro que ouvi em um curso e que me clareou o potencial que se tem quando os dados são utilizados de forma eficiente, o caso Wallmart, que percebeu, analisando dados de vendas, uma combinação pouco usual de vendas casadas: fraldas e cervejas. A análise levou a constatação de que homens, pais, ao passarem para comprar fraldas, aproveitavam para levar cerveja também. A simples aproximação destas duas gôndolas fez os resultados de vendas de ambos os produtos dispararem.

Assim como este levantamento, BI pode ajudar a perceber tendências de evasão de clientes, queda de qualidade de produtos, surgimento de uma nova demanda (a partir de reclamações & sugestões), etc.

Ser surpreendido por resultados, para quem desenvolve BI, tem menos chances de acontecer.

Conclusão: Se sua empresa coleta dados e mais dados, e não faz uma análise criteriosa a respeito do que possui, está correndo riscos tanto de não evoluir quanto de ter decepções, e certamente deixam de ajudar os gestores nas suas decisões. É preciso investir em consultoria para proporcionar tratamento ideal aos dados.